Dados do Trabalho


Título

ESTUDO DE CASO SOBRE A DESCARACTERIZAÇÃO DE BARRAGEM ALTEADA A MONTANTE PELA REMOÇÃO COMPLETA DO MACIÇO E DO RESERVATÓRIO.

Resumo

A partir da Resolução n° 13, publicada pela ANM em 2019 e posteriormente atualizada pelas Resoluções n° 95 e 130, foi estabelecida uma proibição em âmbito federal de barragens alteadas pelo método de montante. Em todo o território nacional, dezenas de estruturas de contenção de rejeitos e sedimentos se enquadravam nessa característica. Com isso, uma enorme demanda surgiu no meio da engenharia, sobre a qual passou a ser necessário projetar, planejar e implantar soluções complexas em tempos limitados.

Para a descaracterização das barragens, muitas são as alternativas técnicas possíveis. Algumas delas permitem a manutenção completa ou parcial do maciço e/ou dos materiais contidos no reservatório. Para estruturas de pequeno e médio porte, contudo, a remoção total do material antrópico é uma alternativa interessante, que sempre deve ser avaliada e que para muitos cenários pode se mostrar a mais adequada. Todavia, a remoção completa não é um aspecto trivial, visto que ela deve ser feita em um sequenciamento construtivo que permita nunca colocar o barramento em uma condição de segurança inadequada, ainda que ela seja transitória. Soma-se a isso a dificuldade operacional de trabalhar com veículos e equipamentos mecânicos sobre rejeitos/sedimentos fofos, saturados e que oferecem pouca capacidade de suporte.

O artigo proposto visa apresentar o estudo de caso relativo à descaracterização de uma barragem alteada a montante, que tinha como função a contenção de sedimentos em área de mineração. A estrutura se encaixa no contexto do quadrilátero ferrífero, em Minas Gerais, e em função do seu porte e de algumas condicionantes geológicas a alternativa definida foi a de remoção completa do maciço em aterro compactado e de todo o sedimento depositado no reservatório. As atividades de obra foram executadas ao longo de dois anos, e contaram exclusivamente com equipamentos mecânicos tradicionais, ora trabalhando pelas ombreiras, ora avançando a partir de aterros de conquista lançados sobre o sedimento. Múltiplas foram as soluções de engenharia necessárias para garantir que os lastros operacionais seriam estáveis, para garantir que o nível freático estivesse rebaixado, e para preservar a integridade da estrutura até que ela estivesse apta a ter sua crista progressivamente reduzida.

Em uma primeira sessão, o projeto executivo será brevemente descrito. Na sequência, serão expostos resultados, imagens e informações relativas as atividades de campo. Objetiva-se, com isso, comparar o projetado com o implantado, evidenciando as experiências obtidas e as lições aprendidas que podem auxiliar a comunidade científica no desenvolvimento de futuras soluções.

Palavras-chave

Descaracterização, barragem, sedimento, remoção total.

Arquivos

Área

01. Barragens convencionais e de rejeitos

Categoria

COBRAMSEG

Autores

Renan Landim Campos, Matheus Silveira Alves, Eduardo Hollerbach Klier, Eisenhower Silva Feio, Bárbara Gonçalves Braz