Dados do Trabalho


Título

ESTUDO NUMÉRICO DA INFLUÊNCIA DO REBAIXAMENTO DO NÍVEL D’ÁGUA SUBJACENTE NO COMPORTAMENTO HIDROMECÂNICO NÃO SATURADO DE UM ATERRO

Resumo

A compreensão da magnitude das deformações em obras de engenharia desempenha um papel fundamental na concepção de projetos e escolha da metodologia construtiva, impactando diretamente na segurança e na vida útil das estruturas. As deformações nos solos não saturados estão relacionadas com seu comportamento hidromecânico (HM), governado por variáveis de tensões representativas, das quais destaca-se a sucção. É avaliado no presente trabalho, por meio de experimentos numéricos, o comportamento das deformações volumétricas ao longo do perfil geotécnico de um aterro que compõe o corpo estradal de uma rodovia, bem como os recalques acumulados em sua superfície, resultantes da alteração do seu estado de tensão em detrimento de um processo de rebaixamento do nível d’água, realizado para possibilitar a implantação de uma travessia subterrânea. O maciço terroso caracteriza-se por um aterro compactado e apresenta-se com uma porção superior de solo não saturado, e outra, subjacente, saturada. As simulações foram conduzidas utilizando-se o Modelo Básico de Barcelona (BBM), por meio do programa CODE_BRIGHT, o qual permite o tratamento do problema de forma totalmente acoplada. De maneira reproduzir um estado de tensão representativo à condição de campo do terrapleno, condições iniciais e de contorno foram definidas e aplicadas ao modelo: carga distribuída de 25kPa representando o tráfego sobre a rodovia; condição de fluxo (50kPa), caracterizando a sucção inicial a qual o aterro encontra-se submetido; pressões representativas à posição do nível d’água inicial verificada no terrapleno; pressões nos drenos instalados no terrapleno (50kPa), representativas ao vácuo responsável pelo rebaixamento do nível d’água. Como subsídio à análise do comportamento HM do talude, as variáveis grau de saturação, pressão no líquido, deslocamento vertical e deformação volumétrica foram selecionadas. Avaliou-se a influência dos parâmetros constitutivos p0* e λ(0) do modelo no processo de variação volumétrica do solo ao longo da sua profundidade, induzida pelo rebaixamento do nível freático. Análises paramétricas foram realizadas variando-se individualmente os valores de cada parâmetro avaliado, mantendo-se para os demais parâmetros o seu valor original. Os resultados indicam que os parâmetros p0* e λ(0) influenciam significativamente o comportamento dos recalques propagados à superfície do terrapleno.

Palavras-chave

rodovia, solos não saturados, deformação, BBM, rebaixamento

Arquivos

Área

13.Solos Não Saturados

Categoria

COBRAMSEG

Autores

José Eduardo Prates Fernandes da Silva, Roger Augusto Rodrigues, Michael Andrade Maedo