Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DA PROBABILIDADE DE RUPTURA NÃO DRENADA DE UMA BARRAGEM COM FUNDAÇÃO EM ALUVIÃO

Resumo

Nos últimos anos, é observada uma tendência de aumento os impactos, de perda de vidas e socioeconômicos, relacionados ao crescimento de números de falhas de grandes barragens, resultando geralmente em eventos de grande magnitude. Para o contexto mundial, estudos anteriores apresentaram que os riscos associados com a ruptura de barragens de rejeito ainda são superiores ao nível considerado tolerável para obras de engenharia. Além disso, observa-se as maiores consequências associadas a rupturas de barragens por liquefação, quando comparado a outros tipos de ruptura, devido à dificuldade de resposta a esse tipo de ruptura.
A partir da avaliação do risco dos das barragens de rejeito apresentados, vemos que o perigo envolvido com essas obras e seu custo-benefício devem ser mais bem avaliados. Porém, nota-se a dificuldade de determinação de probabilidade de ocorrência de liquefação, ou a probabilidade de ocorrência de gatilhos, em materiais que apresentam potencial de liquefação.

É necessário estudar a probabilidade de ruptura em caso de mobilização da resistência não drenada de pico da estrutura, considerando a variabilidade dos parâmetros de resistência do material da barragem. Uma metodologia que pode ser utilizada se baseia em uma árvore de eventos (ETA), com a estimativa de probabilidade de ruptura de cada falha obtida por árvore de falhas e simulações de Monte Carlo (SMC).

Assim, este trabalho estuda uma metodologia de análise de probabilidade de liquefação de uma barragem com fundação em aluvião arenoso fofo, e saturado. O trabalho avalia a probabilidade de ruptura para solicitações sísmicas de uma barragem com fundação em aluvião arenosa fofa e saturada. A metodologia de análise da probabilidade de liquefação do material foi avaliada. Além disso, a probabilidade de ruptura por meio de análises de estabilidade probabilísticas com Latin-Hyperbolic Sampling (LHS) foi determinada.
A partir dos resultados, a metodologia utilizada se mostrou adequada para a determinação da probabilidade de ruptura de uma barragem de rejeitos com fundação em aluvião. A determinação de probabilidades de gatilho sísmico é mais simples quando comparada a avaliação de gatilhos estáticos, devido a metodologias matemáticas bem desenvolvidas para análises sísmicas.

Palavras-chave

Simulação de Monte Carlo; Risco; Análise Probabilística; Liquefação

Arquivos

Área

01. Barragens convencionais e de rejeitos

Categoria

COBRAMSEG

Autores

Ana Luiza Mendes Halabi, Adrian Torrico Siacara