Dados do Trabalho


Título

ADAPTAÇÃO DO DISPOSITIVO INDERBITZEN E AVALIAÇÃO DAS TAXAS DE ERODIBILIDADE DE UM SOLO DA REGIÃO NORTE DO BRASIL.

Resumo

Diante dos crescentes impactos das mudanças climáticas, como chuvas intensas e aumento da frequência de eventos extremos, a erosão torna-se um desafio significativo para a sustentabilidade das infraestruturas rodoviárias, especialmente nas regiões com predominância de estradas não pavimentadas. Este estudo apresenta a caracterização geotécnica e a investigação da erodibilidade de um solo proveniente de um aterro de estrada não pavimentada localizada na Região Norte do Brasil. No Brasil, a erosão representa um risco acentuado para a integridade estrutural das estradas e a segurança dos usuários. Isso é particularmente evidente na região Norte, que registra 62,95% de suas estradas sem pavimentação e enfrenta problemas severos de degradação devido à erosão. Para abordar este problema, o equipamento de Inderbitzen foi adaptado utilizando o conhecimento existente, com modificações como a liberdade de ajuste da angulação da rampa e o aumento do comprimento da rampa, visando garantir testes mais padronizados e confiáveis. Os resultados dos ensaio com o equipamento enfatizam a alta erodibilidade do solo estudado, reforçando a importância deste estudo para melhorar a resiliência das infraestruturas rodoviárias. A contribuição deste estudo vai além da avaliação técnica, fortalecendo a infraestrutura de pesquisa na região Norte e apoiando o desenvolvimento de estradas mais resilientes e sustentáveis.

Palavras-chave

erosão, estradas não-pavimentadas, escoamento superficial, Inderbitzen

Arquivos

Área

09. Mecânica dos Solos Experimentais

Categoria

GEOJOVEM (idade máxima de 35 anos)

Autores

Victor do Vale Ramos, Rian Victor Flores de Almeida, Mariana Ramos Chrusciak, Alex Bortolon de Matos, Bruna de Carvalho Faria Lima Lopes