Dados do Trabalho
Título
EXPANSÃO DO SISTEMA MICROSSÍSMICO DA MINA PILAR CORRELACIONADO AO APROFUNDAMENTO DAS ATIVIDADE
Resumo
Evento sísmico é uma liberação súbita de energia potencial armazenada na rocha que é irradiada em forma de ondas sísmicas que se propagam no meio. Há dois principais tipos de eventos sísmicos, um deles está associado a causas naturais, ou seja, movimentos em grandes descontinuidades geológicas e o segundo está associado à mineração e é bastante comum em diversas minas do mundo. Um evento sísmico induzido pela lavra que causa danos às aberturas das escavações em rocha é definido como um rockburst. O monitoramento destes eventos através de um sistema microssísmico se faz necessário para garantir a segurança dos colaboradores no subsolo.
Este trabalho tem como objetivo demonstrar o plano de expansão do sistema microssísmico da Mina Pilar, pertencente à EroBrasil, considerando a capacidade de cobertura dos eventos sísmicos em correlação com o aprofundamento da mina subterrânea ao longo dos anos.
O sistema microssísmico é composto por sensores que são instalados dentro do maciço rochoso em locais estratégicos. Estes sensores captam a vibração da rocha e enviam os dados para a estações sísmicas, que sincronizam e enviam as informações para o servidor na superfície. Quanto maior a quantidade de sensores e melhor distribuídos espacialmente, melhor a captação dos eventos sísmicos e menor o erro associado à localização. A instalação de novos sensores e estações sísmicas tem como objetivo reduzir a incerteza da localização de eventos sísmicos, principalmente nas regiões mais distantes dos sensores atuais, nas quais o erro na localização pode atingir ordem de grandeza de quilômetros. Além disso, irá aumentar a capacidade de captação dos sensores para eventos sísmicos de baixa magnitude nestas regiões, que também são importantes para um melhor entendimento dos sinais de possíveis instabilidades, como os strain bursts (pequenos fragmentos de rocha ejetados).
A avaliação da cobertura do sistema microssísmico é feita através do software IMS Vantage, utilizando a ferramenta sensitivity analysis. Esta análise nos permite avaliar a capacidade de captação de eventos de menores magnitudes em determinadas regiões da mina bem como o erro na localização dos eventos conforme nos distanciamos do raio de cobertura dos sensores. Também é possível avaliar cenários com inserção de novos sensores e substituição de sensores defeituosos.
Esse estudo demonstrou a necessidade de aquisição de novas estações sísmicas em aderência ao plano de produção, de forma a garantir cobertura dos eventos sísmicos nos níveis mais profundos conforme aprofundamento da lavra, o que representará ganhos significativos na segurança das atividades.
Palavras-chave
Evento Sísmico, Sistema Microssísmico, Monitoramento, Cobertura, Expansão
Arquivos
Área
07. Geotecnia de Mineração
Categoria
COBRAMSEG
Autores
JOÃO ALENCAR, DANIEL SANTANA