Dados do Trabalho


Título

ENSAIOS DE RESISTÊNCIA A COMPRESSÃO SIMPLES APLICADOS A DIFERENTES REJEITOS DE MINERAÇÃO DE COBRE ESTABILIZADOS COM CIMENTO PORTLAND

Resumo

A indústria de extração mineral, no Brasil, é vital para o crescimento econômico, fornecendo produtos essenciais para o cotidiano. No entanto, suas atividades têm um grande impacto ambiental e geram rejeitos de mineração em larga escala. Explorar o uso desses rejeitos de mineração na construção civil é uma alternativa importante, já que apresentam potencial para serem empregados como materiais de construção. Neste contexto, ensaios de laboratório possuem papel crucial no processo de compreensão do comportamento desses materiais. Dentre eles, destaca-se os Ensaios de Resistência a Compressão Simples (RCS) que representam um método fundamental para avaliar as propriedades mecânicas dos solos e materiais.
O objetivo deste estudo consiste em avaliar e comparar o comportamento mecânico de dois rejeitos distintos de mineração de cobre estabilizados com diferentes teores de Cimento Portland (CP). Os dois rejeitos de mineração de cobre, denominados Amostra A e Amostra B, serão submetidos aos ensaios de RCS com diferentes teores de CP. A Amostra A, proveniente de uma formação geológica diferente da Amostra B, exibe propriedades físicas e químicas variadas. Será realizada a análise de três diferentes pontos de compactação da curva de Proctor normal, com dosagens de cimento de 1%, 3% e 5%. A escolha desses pontos visa estudar o comportamento nas condições ideais de compactação (peso especifico seco máximo e teor de umidade ótimo) e a variação do teor de umidade. Esses níveis foram selecionados para abranger tanto condições secas quanto úmidas, investigando o aumento da porosidade com a redução do peso específico, ao mesmo tempo que se mantém o índice de vazios constante.
Acredita-se que serão encontradas diferenças significativas na RCS entre amostras dos dois rejeitos, atreladas a variações em sua distribuição de tamanho de partículas, mineralogia e teores de cimento. Essas variações influenciam significativamente suas propriedades geotécnicas, sugerindo diferenças em seu comportamento quando utilizados em aplicações de engenharia e construção. Desta maneira, o estudo da estabilização de rejeitos de mineração de cobre com CP é crucial e permite amplificar a gama de aplicações deste material, incluindo preenchimento, materiais de construção ou gestão ambiental.

Palavras-chave

Rejeitos de mineração de cobre, Estabilização com cimento, Resistência à compressão simples

Arquivos

Área

07. Geotecnia de Mineração

Categoria

GEOJOVEM (idade máxima de 35 anos)

Autores

Helena Portela Farenzena, Maria Mariana Sousa Rocha, Camila Silva Martinatto, Guilherme Schmitt Medina, Nilo César Consoli