Dados do Trabalho
Título
INFLUÊNCIA DO TEOR DE UMIDADE NO COMPORTAMENTO MECÂNICO DE REJEITO DE MINÉRIO DE FERRO COM ADIÇÃO DE CIMENTO PORTLAND
Resumo
A indústria de extração mineral tem grande importância no desenvolvimento econômico de diversos países, bem como, tem papel fundamental no desenvolvimento da sociedade, tendo em vista que os produtos explorados são essenciais para uso cotidiano. Entretanto, tais atividades são responsáveis por um elevado impacto ambiental, consumindo recursos não renováveis e gerando milhões de metros cúbicos de resíduos anualmente. Neste cenário, faz-se necessário o desenvolvimento de novas soluções para uso de rejeitos de mineração. uma área potencial de aplicação é explorar sua utilização na construção civil. Isto porque existe um maior potencial neste setor, onde poderiam ser utilizados como materiais de construção. YELLISHETTY et al. (2008) relataram que compostos de ferro têm o potencial de acelerar a hidratação do cimento, e estes poderiam ser o principal fator para melhorar a resistência a compressão observada nos agregados de concreto contendo rejeitos de minério de ferro.
Desta forma, o objetivo deste estudo é avaliar a resposta mecânica, a partir de ensaios de resistência à compressão simples de rejeito de minério de ferro estabilizado com cimento Portland de alta resistência inicial (CP V – ARI). foi escolhido como agente estabilizador. Este tipo de cimento está associado a valores de resistência elevados em períodos reduzidos (desenvolvendo mais de 80% da resistência nos primeiros sete dias de cura). Isso é interessante do ponto de vista prático, pois problemas de engenharia tendem a precisar de soluções rápidas, principalmente no que diz respeito a indústria da mineração.
Uma vez que o esforço de compactação é um dos fatores mais importantes que influenciam a compactação de materiais geotécnicos, a pesquisa tem como objetivo investigar as variáveis de peso específico aparente seco (γ_d) e teor de umidade (w), sendo selecionados 03 (três) diferentes pontos de moldagem da curva de compactação Proctor normal, utilizando-se a dosagem de 1%, 3% e 5% de cimento. A principal premissa por trás dessa escolha foi estudar o comportamento na condição ótima de compactação ( γ_dmáximo e w_ótimo) e a variação do teor de umidade de modo a atingir um dos principais objetivos desta pesquisa: o efeito do teor de umidade de compactação. Os níveis foram escolhidos para abranger o ramo seco e o ramo úmido, bem como o aumento da porosidade com a redução do peso específico, mas mantendo-se o índice de vazios.
Palavras-chave
rejeito de minério de ferro, umidade de compactação, comportamento mecânico
Arquivos
Área
07. Geotecnia de Mineração
Categoria
GEOJOVEM (idade máxima de 35 anos)
Autores
Camila Silva Martinatto, Maria Mariana Sousa Rocha, Helena Portela Farenzena , Guilherme Schmitt Medina, Nilo Cesar Consoli