Dados do Trabalho


Título

ENSAIO DMT NA PREVISÃO DE RECALQUES DE PISOS

Resumo

A crescente demanda por centros de distribuição e armazenagem de produtos tem resultado na expansão do número de condomínios logísticos em todo território nacional. A localização desses empreendimentos requer regiões estratégicas, que possuam infraestrutura que otimize a eficiência logística, independente das condições geotécnicas.
Os condomínios logísticos muitas vezes possuem expressivas áreas brutas locáveis (ABL), com áreas superiores a 70.000 m², em muitos casos. Geralmente, para implantação desses empreendimentos são necessárias obras de terraplenagem com grandes volumes de movimentação de terra.
Para minimizar os custos, os projetos de terraplenagem preveem que os volumes geométricos estejam equilibrados, de tal maneira que é esperado que na projeção dos pisos dos galpões haverá áreas de corte e aterro.
Em grande parte dos galpões logísticos, para o máximo aproveitamento da área de armazenagem, a sobrecarga solicitada nos pisos é elevada, podendo chegar em valores superiores a 6 tf/m².
Devido à magnitude dos carregamentos, é necessário definir na fase de projetos as condições de apoio do piso, principalmente verificar a viabilidade do apoio diretamente sobre solo, seja em área de corte ou aterro. Para isso, é importante considerar que os recalques admissíveis em pisos de galpões logísticos são baixos, sendo recomendado valores admissíveis não superiores a 7 cm.
Por questões econômicas, o ideal é que os pisos sejam sempre apoiados diretamente sobre o solo. Para validação dessa solução, é fundamental que seja realizado campanhas de investigações geotécnicas anteriores e posteriores a execução da terraplenagem, para avaliação da deformabilidade dos solos. A utilização do ensaio de sondagem a percussão (SPT) não é capaz de fornecer diretamente parâmetros que sejam passiveis para a avaliação de recalques, dessa forma, há a necessidade da execução de ensaios geotécnicos complementares.
O ensaio com o Dilatômetro de Marchetti (DMT) tem se mostrado um aliado importante nas tomadas de decisões para previsão de recalques em pisos de galpões logísticos. Principalmente através da análise do módulo edométrico (M) um dos parâmetros obtidos com a execução do ensaio DMT, que é capaz de fornecer resultados semelhantes aos ensaios de adensamento edométrico, a cada 20 cm.
O respectivo artigo a ser submetido, buscar consolidar os conhecimentos adquiridos em 25 anos do uso do ensaio DMT na aplicação da rotina de previsão de recalque para pisos de galpões logísticos. Abordando as premissas para montagem do plano de investigação, critérios para avaliação dos parâmetros obtidos e metodologias do processo de cálculo para estimativa dos recalques.

Palavras-chave

Dilatômetro de Marchetti, recalque, piso galpões logísticos, módulo edométrico

Arquivos

Área

08. Investigação de Campo, Controle e Monitoramento de Obras Geotécnicas

Categoria

COBRAMSEG

Autores

Antônio Sérgio Penna, Anderson Dardis Macedo, Gustavo Marques Freitas, Luhan Alves Melo