Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DA APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL

Resumo

A crescente necessidade de que os estudantes se tornem protagonistas do seu aprendizado nas universidades tem impulsionado uma reformulação das práticas de ensino, especialmente em disciplinas que desempenham um papel fundamental na formação básica de futuros engenheiros civis, ambientais e sanitaristas. Buscando incentivar o engajamento por parte dos estudantes e atender as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), que destacam a importância da formação humanística e por competências e incentivam uma abordagem mais ativa e envolvente no ensino, foi feita a introdução de metodologias ativas nas disciplinas de Elementos de Geologia e Geologia Ambiental das Engenharias Civil e Ambiental e Sanitária da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O objetivo do artigo é mostrar como essas metodologias ativas impactam o interesse e a aprendizagem dos alunos nas disciplinas, preparando-os não só tecnicamente para suas futuras carreiras, mas também com compreensão dos impactos sociais, políticos e éticos no contexto das questões geológicas e geotécnicas. Para atingir os resultados esperados, três vertentes dessas metodologias têm sido implementadas nas disciplinas supracitadas, apresentando conexão direta com a geoengenharia, através da inserção de abordagens práticas e interdisciplinares para envolver estudantes no entendimento das interações entre a Terra e as intervenções humanas em escala geotécnica. A primeira delas é a sala de aula invertida, onde a plataforma moodle da UFJF tem sido utilizada para disponibilizar conteúdo prévio sobre as aulas da semana, de modo que os estudantes se familiarizem com os conceitos antecipadamente para uma discussão mais aprofundada em sala de aula. Um segundo exemplo são os estudos de caso, atividade em que os alunos são expostos a casos reais e relevantes de obras de terra incluindo acidentes e falhas geotécnicas. Por último, a gamificação, através de jogos e competições, é uma metologia ativa utilizada ao final de cada aula com o intuito de criar uma interação maior entre os alunos, promovendo a fixação do conteúdo. Os resultados obtidos serão apresentados com base nos feedbacks dos próprios estudantes, coletados por meio de formulários Google. Esses resultados destacarão como a aplicação dessas metodologias ativas contribui para uma formação mais completa e engajadora dos estudantes, preparando-os para enfrentar desafios geotécnicos em suas futuras carreiras.

Palavras-chave

metodologia ativa, geoengenharia, ensino, geologia, estudos de caso

Arquivos

Área

03. Educação em GeoEngenharia

Categoria

GEOJOVEM (idade máxima de 35 anos)

Autores

SABRINA ROBERTA DE FARIA, RICHARD ELVASTON PEREIRA JÚNIOR, LAURA MOREIRA RABELLAIS, DANTE SILVA MIQUELOTTI, JULIA RIGHI DE ALMEIDA