Dados do Trabalho


Título

CALIBRAÇÃO DO MODELO NORSAND PARA O REJEITO DE UMA BARRAGEM DE MINERAÇÃO DE FERRO

Resumo

O modelo constitutivo NorSand, desenvolvido para materiais arenosos, considera o efeito do índice de vazios no comportamento do solo, sendo capaz de representar a perda de resistência do material ao se contrair (strain-softening). Tal característica se faz relevante na avaliação do comportamento de rejeitos arenosos uma vez que consegue analisar a liquefação deste material.
Este estudo contempla a definição dos parâmetros e calibração do modelo NorSand a partir da análise de 21 ensaios triaxiais do rejeito de uma barragem na região do Quadrilátero Ferrífero, sendo 13 ensaios triaxiais do tipo CIU (adensamento isotrópico e cisalhamento por compressão triaxial não drenada), 4 ensaios triaxial do tipo CID (adensamento isotrópico e cisalhamento por compressão triaxial drenada), 2 ensaios CKU (adensamento anisotrópico e cisalhamento por compressão triaxial não drenada), e 2 ensaios CKD (adensamento anisotrópico e cisalhamento por compressão triaxial drenada). Tais ensaios foram executados para tensões de confinamento variando de 50kPa a 800kPa.
Com os resultados dos ensaios ora referenciados, foi realizado um refinamento daqueles que atingiram o estado crítico, de forma que fosse possível determinar a linha de estados críticos (LEC) deste material. A partir da linha do estado crítico, foram realizadas calibrações individuais para cada corpo de prova, de maneira a determinar os parâmetros do NorSand por meio da planilha de Jefferies, M. (2016). Após esse processo, também foram analisados 27 ensaios CPTUs para a calibração do parâmetro de estado do rejeito e susceptibilidade à liquefação, avaliando-se ainda a coerência com os ensaios triaxiais. Na sequência, utilizou-se o software RSData da Rocscience para a calibração conjunta do rejeito considerando todos os ensaios realizados, de maneira a se obter parâmetros do NorSand que representem o rejeito como um todo.
A calibração foi realizada de acordo com os valores pertencentes ao intervalo apresentado nas calibrações individuais e compatíveis com os valores de referência na bibliografia técnica para rejeitos de minério de ferro. Essa calibração teve como referência o comportamento menos resistente do rejeito (limites inferiores), de forma conservadora, e representou bem a perda de resistência do material conforme o esperado. O modelo constitutivo de Norsand, devidamente calibrado, foi capaz de representar, de maneira satisfatória, as trajetórias de tensões indicadas pelos ensaios triaxiais realizados.

Palavras-chave

rejeito, Norsand, índice de vazios, calibração.

Arquivos

Área

01. Barragens convencionais e de rejeitos

Categoria

COBRAMSEG

Autores

Luísa de Andrade Araújo, Thiago Cruz Bretas, Marcelle Murta Brugnara, Rafael Mendonça Carvalhais, Frank Marcos da Silva Pereira