Dados do Trabalho
Título
INCREMENTO DA EFICIÊNCIA NO TRATAMENTO E DISPOSIÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E LÍQUIDOS DE MINERAÇÃO COM O USO DE POLÍMEROS INORGÂNICOS
Resumo
O grande desafio da indústria/mineração, consiste em estabelecer processos eficientes de gestão/disposição de resíduos (líquidos e sólidos). A cada dia maiores volumes de resíduos são gerados pelas plantas de beneficiamento, todavia, na contramão, há a escassez de áreas e restrições legais impostas aos sistemas convencionais (pilhas, barragens etc.). Somado a isso, torna-se mais latente a necessidade de reaproveitamento e recirculação de água nas plantas.
Logo, o presente trabalho aborda a utilização de polímeros inorgânicos HPF (high performance floculant) e HPA (high performance aglomerant) em tratamentos de efluentes e resíduos sólidos como forma de otimização dos processos de transporte e disposição.
Ambos os produtos têm por composição básica cinzas vulcânicas, alumina e sílica, que promovem uma aceleração do processo de decantação e absorção de água em resíduos sem, contudo, modificar as características químicas dos efluentes ou resíduos tratados. Como diferencial, tais produtos oferecem a facilidade de aplicação, adaptada ao processo existente, sem riscos de efeitos adversos relacionados a superdosagem.
Os resultados de ensaios físico-químicos realizados em distintas amostras de efluentes líquidos e polpas de rejeitos oriundas de diferentes minas (ferro, cobre, zinco, ouro etc.) demonstram uma alta eficiência do HPF na clarificação de efluentes, sedimentação de sólidos suspensos e redução de turbidez a níveis muito abaixo de padrões de qualidade impostos no Brasil. Em alguns casos evidenciou-se a redução de mobilidade de materiais contaminantes como chumbo, zinco etc. o que viabiliza processos de recirculação e recuperação de água ao processo.
A aplicação do HPA resultou em ganhos significantes de densificação de lodos e lamas, em um curto intervalo de tempo, possibilitando melhores condições de transporte, trabalhabilidade e disposição desses materiais com incremento ainda de parâmetros físicos de resistência quando avaliado a aplicação e aterros de rejeitos tratados.
Os resultados deste trabalho demonstram que o uso dos polímeros em distintas etapas dos processos de beneficiamento mineral, levam a um aumento da eficiência com possibilidades reais de redução de custos operacionais, com destaque para: tratamento de efluentes em etapas de floculação e sedimentação de polpas com redução expressiva do tempo de decantação; aplicação em sistema de filtro prensa com aumento da eficiência na redução dos teores de umidade de torta; otimização das etapas de descaracterização de barragens de rejeitos, com densificação de rejeitos saturados ou lamas melhorando eficiência da remoção e transporte dos rejeitos saturados, redução da umidade e melhoria da trabalhabilidade em empilhamento de rejeitos.
Palavras-chave
Tratamento de Resíduos Solidos; Tratamento de Efluentes; Rejeitos; Polimeros inorgânicos; Mineração;
Arquivos
Área
07. Geotecnia de Mineração
Categoria
COBRAMSEG
Autores
MICHEL MOREIRA MORANDINI FONTES, RAFAEL FREITAS RODRIGUES, FELIPE CAVALCANTE