Dados do Trabalho


Título

ESTABILIDADE DE TALUDES EM ÁREA DE DISPOSIÇÃO DE REJEITO: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE MODELAGEM 2D E 3D

Resumo

A construção de barragens está ligada ao desenvolvimento socioeconômico de uma região. Nesse contexto, análises de estabilidade de taludes são essenciais, devido ao grande risco socioeconômico e ambiental que a falha dessas estruturas pode acarretar, como os ocorridos em Mariana e Brumadinho, no Brasil. A avaliação da estabilidade, pelo fator de segurança, e a escolha de métodos de análise são cruciais para garantir a segurança dessas estruturas.
Dessa forma, o estudo propõe empregar métodos de análise de estabilidade de taludes em duas e três dimensões (2D e 3D) para investigar e comparar os fatores de segurança na área de disposição de rejeitos de mineração. Para isso, simulações computacionais nos softwares SLIDE2 e SLIDE3 serão realizadas considerando diferentes métodos de equilíbrio limite (MEL), como o método de Bishop, Morgenstern-Price e Fellenius para o método 2D e o método de Azzouz e Baligh, Hungr e Chen para a avaliação 3D. Vale ressaltar que os métodos em três dimensões escolhido são extensões dos respectivos métodos em 2D. Os cenários analisados consistem em diferentes composições de materiais de taludes e fundação, analisando um talude homogêneo de aterro, um perfil com aterro e areia e por fim, com a adição de um material de baixa resistência. A partir da modelagem de seções com a mesma composição, será possível comparar como a consideração de profundidade e o aumento da complexidade geométrica fornecida pela análise 3D contribui para a estabilidade global do sistema.
Os resultados esperados deste estudo incluem uma compreensão mais aprofundada da estabilidade dos taludes em áreas de disposição de rejeitos advindos das análises comparativas entre os fatores de segurança derivados dos métodos 2D e 3D, discutindo sobre os desafios de estabelecer um critério de aceitação do fator de segurança para os diferentes casos.

Palavras-chave

estabilidade de taludes, modelagem 2D, modelagem 3D, barragens, análise de risco

Arquivos

Área

04. Estabilidade de Taludes e Contenções

Categoria

GEOJOVEM (idade máxima de 35 anos)

Autores

Faruk Lima Santos Abder Rahman Yasin Mohd Yasin, Jessica Pereira Duarte, André Luis Brasil Cavalcante