Dados do Trabalho


Título

ESTUDO DE CASO DA APLICAÇÃO DE INJEÇÕES DE CALDA DE CIMENTO PARA O TRATAMENTO DE CANGA DETRITO-LATERITICA

Resumo

A utilização de injeções de calda de cimento para o tratamento de fundação de barragens é uma prática centenária no Brasil. Usualmente, o objetivo dessa solução de engenharia é preencher os poros existentes no material natural da fundação, provocando assim uma redução na permeabilidade, que tem papel importante no controle de gradientes hidráulicos para o combater a processos erosivos. Todavia, grande parte das aplicações conhecidas para essa técnica são no contexto de barragens com fundação em topo rochoso, nas quais os poros a serem fechados são fraturas e descontinuidades.

No ambiente de mineração, barragens de rejeito e sedimentos são apoiadas majoritariamente em solos alterados, raramente atingindo uma condição de rocha sã. A inexistência de fraturas e descontinuidades nesse tipo de horizonte litoestratigráfico torna incomum a execução de cortinas de injeção durante a construção das estruturas. Entretanto, na configuração geológica do quadrilátero ferrífero, em Minas Gerais, é corriqueiro encontrar formações de canga ferrífera e canga detrito-laterítica em áreas de potencial implantação de barramentos. As cangas, de maneira geral, podem apresentar uma composição altamente heterogênea, com blocos capazes de garantir ao material uma elevada permeabilidade, comparável à de rochas fraturadas. Dessa observação retoma-se a necessidade de avaliar soluções capazes de tratar essa deficiência sem que seja necessária a remoção completa do material.

O artigo proposto visa apresentar um estudo de caso da aplicação das injeções de calda de cimento para o tratamento de uma fundação parcialmente coberta por canga detrito-laterítica, em área de construção de uma barragem de enrocamento para contenção de sedimentos na região do quadrilátero ferrífero. Inicialmente, será apresentado o projeto desenvolvido, com os critérios para definição da malha de furos, profundidades e aspectos executivos de segurança pensados para mitigar problemas gerados por fraturamento hidráulico. Na sequência, serão compilados os resultados obtidos em campo, com a disposição final dos furos, indicação do volume de calda de cimento absorvida por cada um, e o status de execução das linhas secundárias. Adicionalmente, serão tratados também os ensaios de controle tecnológico conduzidos, com procedimentos de perda d’água sob pressão e permeabilidade por infiltração.

Ao final do estudo de caso, espera-se poder comparar o que foi projetado com a execução em campo, evidenciando o nível de efetividade atingido pelo conceito proposto. Lições aprendidas durante a construção, de quais práticas são mais ou menos adequadas para a execução das injeções em solo, também serão listadas e ilustradas.

Palavras-chave

Injeções, Calda de Cimento, Barragem, Sedimento, Enrocamento, Fundação.

Arquivos

Área

01. Barragens convencionais e de rejeitos

Categoria

GEOJOVEM (idade máxima de 35 anos)

Autores

Matheus Silveira Alves, Renan Landim Campos, Eduardo Hollerbach Klier, Eisenhower Silva Feio, Bárbara Gonçalves Braz