Dados do Trabalho


Título

UTILIZAÇÃO DE TILTIMETROS COM COMUNICAÇÃO SATELITAL COMO ALTERNATIVA AO MONITORAMENTO DE TALUDES AO LONGO DA ESTRADA DE FERRO VITÓRIA-MINAS

Resumo

A Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM), operada pela Vale, é uma extensa rede ferroviária com mais de um século de história operacional no Brasil, ligando os estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Essa ferrovia desempenha um papel fundamental no transporte de minério de ferro e diversas mercadorias. Este estudo busca aprimorar as práticas de monitoramento de taludes ao longo da EFVM, utilizado tiltímetros com comunicação via satélite. Projetados para aplicações de engenharia, esses instrumentos medem continuamente a inclinação em dois eixos, fornecendo informações essenciais sobre a evolução dinâmica do comportamento de taludes. O modelo de tiltímetro selecionado apresenta uma vantagem distinta com seu logger de comunicação via satélite, permitindo a análise remota de dados e reduzindo a necessidade de visitas frequentes no local, o que é especialmente crucial em áreas remotas da rede ferroviária caracterizadas pela cobertura limitada de sinal celular ou de rádio. Esses instrumentos, juntamente com a automatização de demais instrumentos para comunicação via satélite em toda a EFVM, contribuem de forma conjunta para um conjunto abrangente de dados de monitoramento de taludes.

Este estudo destaca a integração bem-sucedida de tiltímetros com comunicação via satélite para o monitoramento de taludes ao longo da EFVM. A incorporação de dados de tiltímetros, juntamente com informações de outros instrumentos, em sistemas de monitoramento em tempo real fortalece a mitigação proativa de riscos, melhorando assim a segurança e eficiência operacional dessa infraestrutura de engenharia vital. O artigo explora a metodologia por trás da seleção de taludes por meio de diagnósticos geotécnicos, descreve a formulação de planos de monitoramento que envolvem levantamentos aéreos com o uso de drones e introduz a modelagem 3D para otimizar a colocação dos instrumentos. Além disso, o estudo compartilha dados de monitoramento obtidos dos equipamentos instalados nos taludes selecionados.

Palavras-chave

Estabilidade de taludes; tiltímetros; comunicação via satélite; monitoramento remoto; EFVM

Arquivos

Área

08. Investigação de Campo, Controle e Monitoramento de Obras Geotécnicas

Categoria

COBRAMSEG

Autores

Henrique Andrade Penido, Guilherme Passos Ribas, Alexandre Assunção Gontijo, Renan Santana