Dados do Trabalho


Título

MONITORAMENTO DE VIBRAÇÕES CAUSADAS POR CRAVAÇÃO DE ESTACAS PRÉ MOLDADAS DE CONCRETO

Resumo

As estacas pré-moldadas de concreto são cravadas no solo pelo martelo do bate-estaca. Desta forma, vibrações são geradas ao longo do fuste da estaca e na ponta da estaca e a intensidade de seus valores podem mudar durante a instalação da estaca. Essas vibrações se propagam em três direções na forma de ondas para as camadas circundantes do solo: Longitudinal (L), Transversal (T) e Vertical (L). Eles são proporcionais ao pico de velocidade das partículas (PPV) e frequência (f) (Massarsch e Fellenius, 2015). Além disso, estes valores podem ser medidos por um sismógrafo e não podem ultrapassar os valores permitidos para não causar danos aos edifícios. Em geral, a intensidade da vibração diminui em função da distância da fonte e diminui em função da seção transversal da estaca. Os valores de PPV podem aumentar ao transpor camadas de solo com valores mais elevados de Nspt e quando o número de golpes no diagrama de cravação são maiores. Além disso, a redução do VPP foi observada quando a seção transversal da estaca foi reduzida.

No Caso de Obra 1, localizado no centro de São Paulo, SP (Murakami e Cabette, 2022), serão apresentadas comparações de vibrações causadas por cravação de estacas de duas seções diferentes (23x23 cm e 30x30 cm). O sismógrafo indicou para a seção 23x23 cm os seguintes valores de PPV (L, T, V) em mm/s: (2,41; 2,41; 2,67). Já para a seção transversal de 30x30 cm, foram verificadas os seguintes valores de PPV: (1,78; 2,67; 3,11). Notam-se que apenas na componente L ocorreu uma redução de 26,1%, enquanto que nas componentes T e V se observou um aumento de 10,8% e 16,5%.

No Caso de Obra 2, localizado em São Bernardo do Campo, SP, serão apresentadas comparações de vibrações causadas por cravação de estacas de mesma seção (17x17cm), porém instrumentadas em distâncias diferentes (7 m, 11 m e 18 m). A estaca PC42 (7 m de distância) apresentou os valores de PPV: (3,24; 1,14; 3,37). Já a estaca PC50 (11 m de distância) apresentou os valores de PPV: (5,40; 2,54; 2,67). Por último, a estaca PC34 (18 m de distância) indicou PPV de: (7,56; 4,51; 2,73). Notam-se que a componente L apresentaram valores próximos. Já as componentes T e V aumentaram em função da distância de instrumentação, o que poderia ser explicado pelo aumento da resistência do solo.

Palavras-chave

monitoramento de vibrações, sismógrafo, cravação de estacas, estacas pré-moldadas de concreto

Arquivos

Área

05. Fundações

Categoria

COBRAMSEG

Autores

Daniel Kina Murakami, Jean Felix Cabette