Dados do Trabalho


Título

REVISÃO DOS FATORES DE INFLUÊNCIA NO FLUXO DE REJEITOS APÓS O COLAPSO DE ESTRUTURAS DE ARMAZENAMENTO

Resumo

As barragens de rejeito, após colapso, podem gerar corrida de lama artificial com alta energia potencial. O movimento de massa após a ruptura de uma barragem de rejeitos consiste no fluxo de suspensões concentradas de rejeitos, misturas de partículas sólidas distribuídas em um meio líquido, a princípio, newtoniano.
O comportamento do material em fluxo pode ser explicado a partir da sua reologia. Assim, a Resolução nº 95 determina que essa análise seja realizada por meio de modelos 2D que consideram a caracterização reológica dos materiais.

Os rejeitos de mineração são materiais artificiais resultantes da britagem e do beneficiamento do minério, e têm suas características intimamente relacionadas à composição das rochas lavradas e dos processos para concentração e extração desse minério, com granulometria variando de areias a argilas. Sabe-se que seu comportamento reológico está relacionado às características físico-químicas das suas partículas.

Nos casos de fluxo de solo, em geral, encontramos condições de suspensões concentradas, em que as partículas estão mais próximas de seu empacotamento máximo que da condição diluída. Para essas suspensões, são determinantes para o comportamento reológico o tempo decorrido após a mistura e características das partículas como morfologia, granulometria, rugosidade e interações interparticulares, concentração, peso molecular, etc.

Este trabalho, então, faz uma revisão da literatura das condições de fluxo de suspensões de solos em concentradas em corridas de massa. São analisadas a interação entre as partículas sólidas da suspensão e a influência das características físico-químicas durante o fluxo, e nos parâmetros reológicos dos materiais. São também analisados diferentes geometrias de reometria rotacional, que permitem a descrição do comportamento durante o fluxo por parâmetros reológicos.

Observa-se que a interação entre as partículas sólidas durante o fluxo é um fator importante para o seu desenvolvimento. A tensão de escoamento de suspensões de minerais em água, como as suspensões de rejeitos, depende das propriedades físicas da mistura e o tipo de magnitude das forças interparticulares. Assim, é razoavelmente prevista na literatura a partir de características como granulometria, fração volumétrica de sólidos, forças inter-particulares, raio de curvatura dos contatos entre as partículas, dentre outros.

Para partículas abaixo de 1 μm, portanto a fração argila, o movimento Browniano se torna notável, o que resulta em elasticidade e efeitos de taxa de cisalhamento. Durante o fluxo ocorre maior orientação para partículas menores e com menos ligações iônicas, e seu empacotamento é estabilizado na configuração face a face pelas repulsões entre camadas duplas elétricas.

Palavras-chave

Reologia; Rejeitos de Mineração; Corridas de Massa;

Arquivos

Área

07. Geotecnia de Mineração

Categoria

COBRAMSEG

Autores

Ana Luiza Mendes Halabi, Victor Keniti Sakano, Marcos Massao Futai, Rafael Giuliano Pileggi