Dados do Trabalho
Título
A DIFERENÇA ENTRE SIGNIFICADO FÍSICO E MATEMÁTICO NO ENSAIO DE CARREGAMENTO DINÂMICO
Resumo
O Ensaio de Carregamento Dinâmico (ECD) em estacas tem sido utilizado de forma intensa como alternativa à tradicional prova de carga estática (PCE), apresentando vantagens em relação ao custo e prazo de execução. Em campo, sensores de força e acelaração são fixados na estaca e estes coletam os sinais através do impacto do martelo. Poteriormente, estes sinais coletados são analizados através do Método “Signal-Matching”, onde se faz o melhor ajuste entre as curvas medidas e calculadas por diversas tentativas através da variação dos paramentros do solo, tais como distribuição de atrito, carga de ponta, quakes e damping. É relativamente fácil demonstrar que soluções diferentes podem apresentar valores de “Match Quality” satisfatórios (Fellenius, 1988; Murakami, 2015; Verbeek, 2018). O CAPWAP é um software normalmente usado para a aplicação do Método “Signal-Matching”. Tradicionalmente a qualidade das análises CAPWAP são avaliadas através de um número denominado “Match Quality” (MQwu), que representa o erro entre a curva medida e a calculada da Curva “Wave Up” (Força Ascendente). Quanto menor for o MQwu melhor é o Significado Mátematico da análise, indicando que matematicamente se obteve uma boa aproximação entre as cuvas. Historicamente, diversos autores chegaram a conclusão de que o ECD e PCE apresentam boa correlação através do Método de Davisson, sendo fundamental boa execução dos testes.
Entretanto, Murakami (2015, 2019) observou em diversos casos de obra que apesar do ECD apresentar bons valores de MQwu e boa correlação com PCE através do Método de Davisson, o Significado Físico da curva simulada do CAPWAP poderia apresentar divergências com a curva da PCE quando se fazia a sobreposição das curvas carga vs. recalque. Neste contexto surge o conceito de “Match “Quality” de Recalques MQR que inicialmente surgiu através de uma equação matemática (Murakami, 2015) e que foi aprimorada através de uma solução gráfica (Murakami, 2019). Quanto melhor for o MQR, melhor deverá ser o Significado Físico da análise CAPWAP. O autor observou que a melhoria do Significado Físico também melhorava o Significado Mátemático. Isso foi realizado através da determinação do quake do fuste da estaca (Murakami e Massad, 2014, 2016), em conjunto com duas condições de contorno, consituindo um Novo Procedimento para realização do CAPWAP (Murakami, 2015, 2019), solucionando de forma inédita a questão da variabilidade dos resultados do CAPWAP. Este artigo tem como objetivo mostrar os conceitos de Significado Físico e Matemático no ECD e como isso afeta a realização e interpretação da análise CAPWAP.
Palavras-chave
Ensaio de Carregamento Dinâmico (ECD), Significado Físico, Significado Matemático, Match Quality de Recalques (MQR), Pile Driving Analyzer (PDA)
Arquivos
Área
05. Fundações
Categoria
COBRAMSEG
Autores
Daniel Kina Murakami