Dados do Trabalho
Título
CONSIDERAÇÕES DE EDUCADORES SOBRE INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE MECÂNICA DOS SOLOS: UM ESTUDO DE CASO DO PROJETO GEOFUN
Resumo
A necessidade de inovação no processo de ensino de engenharia tem se tornado cada vez mais evidente, não só devido aos altos índices de evasão, mas também devido a mudança de comportamento da nova geração. Nesse contexto, práticas de ensino ativo têm ganhado destaque, buscando promover uma participação mais dinâmica dos alunos, estimulando o pensamento crítico, a resolução de problemas e o desenvolvimento de habilidades práticas. É notório que a abordagem lúdica e interativa aprimora a compreensão dos conceitos e o desenvolvimento de habilidades práticas. No entanto, nas áreas técnicas, ainda há dificuldades em sua implementação.
A Mecânica dos Solos é a disciplina, que além de ser a porta de entrada, propriamente dita, também é o coração da engenharia geotécnica, é tanto fascinante quanto essencial para compreender o comportamento dos solos e sua interação com estruturas. No entanto, frequentemente observamos que as abordagens tradicionais, baseadas em aulas expositivas, podem ser monotônicas, abstratas e distantes de aplicações do mundo real, tornando desafiador manter os estudantes engajados para que eles compreendam os conceitos fundamentais e apreciem sua significância prática.
Essa percepção despertou nossa motivação para criação do projeto GeoFUN que dá vida à Mecânica dos Solos, infundindo-a com entusiasmo, interatividade e diversão. O GeoFUN dá um passo audacioso em direção à revolução na educação em Geotecnia, integrando jogos interativos ao processo de aprendizagem. Atualmente o projeto dispõe de seis jogos que abordam temas relacionados a formação do solo, caracterização geotécnica, fluxo de água no solo, adensamento, resistência ao cisalhamento, e solos não-saturados. Esses jogos foram projetados para reforçar conceitos teóricos, facilitar a compreensão e promover o pensamento crítico. Alunos de graduação foram envolvidos em todas as etapas de desenvolvimento dos jogos, desde a concepção e design dos jogos até a realização de testes piloto. Esta abordagem colaborativa permitiu que os estudantes se tornassem cocriadores do conhecimento, e também ofereceu insights valiosos sobre suas necessidades e preferências no aprendizado da disciplina.
Nesse artigo reflexivo discutimos nossa percepção quanto educadoras e pesquisadoras sobre as diversas fases do GeoFUN, que vão desde o desenvolvimento dos jogos até sua implementação em sala de aula. Acreditamos que envolver os estudantes por meio da participação ativa e estimular suas habilidades de resolução de problemas aprimora a experiência de aprendizado, além de estimular uma apreciação mais profunda pelo assunto. O GeoFUN é um catalisador de mudanças, um chamado para revolucionar a forma como abordamos a educação em Geotecnia.
Palavras-chave
educação em engenharia, aprendizagem ativa, gameficação, educação inovadora, jogos educacionais.
Arquivos
Área
03. Educação em GeoEngenharia
Categoria
GEOJOVEM (idade máxima de 35 anos)
Autores
MARIANA RAMOS CHRUSCIAK, BRUNA DE CARVALHO FARIA LIMA LOPES