Dados do Trabalho


Título

NOVA TECNOLOGIA DE SENSORES LINEARES EM CADEIA PARA O MONITORAMENTO DE DESLOCAMENTOS EM TÚNEL DO METRO DE SÃO PAULO

Resumo

Nos últimos anos, diversas tecnologias vêm sendo incorporadas no monitoramento de obras, com a utilização de sensores que incorporam diferentes tecnologias, como laser, sensores de inclinação, fibra óptica etc, porém ainda pouco utilizadas efetivamente na instrumentação automatizada de obras de infraestrutura. Este trabalho apresenta um estudo de caso da utilização de sensores lineares em cadeia do tipo MEMS, Shape Accell Array (SAA), para o monitoramento de deslocamentos verticais, horizontais e de convergência em seção do Túnel Singelo em execução da Linha 2 - Metrô, no qual a utilização automatizada deste sensor, permitiu avaliar a influência na estabilidade do túnel da execução de colunas de Jet-grouting (JG) adjacentes a seção monitorada, garantindo maior segurança a continuidade dos trabalhos de escavação do túnel bem como dos parâmetros utilizados na execução das colunas de JG, utilizadas como reforço de solo para chegada do Túnel Boring Machine (TBM). As leituras obtidas de forma remota e em tempo quase real, foram confrontadas com os dados de instrumentação convencional, e foram essenciais para o sucesso desta etapa da obra.

Palavras-chave

Instrumentação geotécnica e estrutural, Túneis, Escavação subterrânea, Metrô

Arquivos

Área

11. Túneis e Escavações Subterrâneas em Solo

Categoria

COBRAMSEG

Autores

DENIS KENHITI SUZUKI, Ricardo Mirisola Rodrigues, Luciano Machado, Fernanda Castells Vidaller Laurino, Clemerson Pereira Silva