Dados do Trabalho
Título
NOVA PROPOSTA PARA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ENSAIO DE CARREGAMENTO DINÂMICO
Resumo
Normalmente a qualidade do ensaio de carregamento dinâmico (ECD) dinâmico é avaliada através do “Match Quality”, que basicamente mede o erro relativo entre o sinal coletado e o medido na análise CAPWAP. Entretanto, em diversos casos de obras (Murakami et. al., 2020, 2022a, 2022b, 2023) estes autores observaram que o “Match Quality” (MQWU) não deve ser o único parâmetro a ser avaliado como garantia de qualidade do ensaio dinâmico, sendo fundamental a adoção de um critério de aceitação ou rejeição dos sinais coletados ainda em campo, possibilitando a realização dos devidos ajustes em obra, como por exemplo ajuste do posicionamento e/ou inclinação do martelo do bate estaca para obter um sinal coletado de melhor qualidade.
Nos casos de obra estudados pelos autores se observou que sinais com má qualidade até podem apresentar análises CAPWAP com MQWU satisfatórios, entretanto, quando comparado com os sinais de boa qualidade coletados na mesma estaca se observou um comportamento muito diferente em relação às cargas mobilizadas, podendo inclusive indicar um falso dano na estaca.
Este artigo tem como objetivo propor uma nova forma para a avaliação da qualidade do ECD através de três etapas: a) qualidade do sinal coletado; b) significado matemático (Murakami, 2024a); c) significado físico (Murakami, 2024a) quando há prova de carga estática (PCE). A primeira etapa envolve a verificação do sinal coletado e se a mesma apresenta condições mínimas para aceitação (Murakami, 2024). Quando os sinais coletados apresentarem péssima qualidade, em campo deve-se realizar o devido ajuste, obtendo sinal de boa qualidade, caso contrário não se deve realizar a análise CAPWAP por apresentar grandes divergências em relação à um sinal de boa qualidade (Murakami, 2024). A segunda etapa envolve a avaliação do significado matemático do CAPWAP através da avaliação do MQWU. A terceira etapa envolve a avaliação do significado físico através do conceito de “Match Quality” de Recalques (MQR) (Murakami, 2015, 2019) quando há PCE. Este artigo mostra que a avaliação isoldada do MQWU da análise CAPWAP pode conduzir à resultados divergentes do esperado, sendo fundamental a avaliação da qualidade dos sinais coletados. Quando o PDA apresentar boa qualidade dos sinais com bom MQWU, historicamente diversos autores verificaram boa correlação do CAPWAP com PCE através do Método de Davisson. Quando o CAPWAP apresentar bom MQR, além da boa correlação através do Método de Davisson, há também boa proximidade da curva simulada do CAPWAP com a PCE, indicando uma boa previsão de recalques.
Palavras-chave
PDA (Pile Driving Analyzer), Qualidade dos sinais coletados, CAPWAP, Match Quality (MQWU), Match Quality de Recalques (MQR)
Arquivos
Área
05. Fundações
Categoria
COBRAMSEG
Autores
Daniel Kina Murakami