Dados do Trabalho
Título
JOGOS EM SALA DE AULA COMO METODOLOGIA DE ENSINO PARA ÍNDICES FÍSICOS DO SOLO
Resumo
Este artigo destaca a necessidade de estratégias didáticas para aprimorar a aprendizagem para o ensino de Índices Físicos do Solo. O processo metodológico começa com a concepção e validação de jogos didáticos alinhados aos objetivos de aprendizagem. A implementação em sala de aula visa avaliar a receptividade e também potenciais benefícios da abordagem, fornecendo resultados importantes para educadores, pesquisadores e profissionais interessados em explorar novas perspectivas pedagógicas. Realizado na Universidade Federal do Paraná, o estudo apresenta o Jogo da Memória, desenvolvido para fortalecer a aprendizagem dos índices físicos para a disciplina de Mecânica dos Solos . O Jogo da Memória associa índices físicos a fórmulas, estimulando a memória associativa. Esta metodologia de ensino visa alcançar um aprendizado eficiente, estabelecendo metas claras para os jogos. Destaca a importância de adaptações contínuas e melhorias na metodologia para enriquecer o ambiente de aprendizagem, desafiando a inércia de ensinar da mesma forma, ano após ano e oferecendo ideias para a construção de um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e diversificado, enfatizando a importância do interesse dos alunos no processo de aprendizagem.
Palavras-chave
Jogos em sala de aula. Mecânica dos Solos. Ensino com Jogos. Gamificação.
Arquivos
Área
03. Educação em GeoEngenharia
Categoria
COBRAMSEG
Autores
Ariele Gonçalves Batista, Elisangela Prado Oliveira