Dados do Trabalho


Título

ESTUDO E PROJETO DE ESTABILIDADE DE UM ATERRO FERROVIÁRIO

Resumo

Na década de 70, em uma área com formações gnáissicas em Minas Gerais, foi construído um aterro ferroviário de grande altura sobre uma encosta natural, sendo empregado um recuo de cerca de 20,0 m entre a crista do aterro (talude de jusante) e o eixo da ferrovia. A montante do aterro da ferrovia há uma encosta de grande altura e próximo ao pé do aterro se encontra um rio de intenso fluxo, mesmo em períodos de baixa precipitação. Não foram obtidos registros da construção desse aterro, que se manteve estável por um longo período após sua execução, no entanto, recentemente foram registradas grandes movimentações, observando-se trincas longitudinais e transversais. A partir desses problemas relatados, foi feito um estudo do local e das condições que teriam levado esse talude a uma condição instável. O estudo se baseou na execução de um plano de investigação geotécnica, baseado em sondagens mistas (rotativa + SPT), SPTs e ensaios de laboratório de caracterização e de cisalhamento direto inundado. Os resultados indicaram uma considerável camada de solo coluvionar sob o aterro executado, não tendo sido identificado colchão drenante no contato com o solo natural. Se observou também que nos últimos anos foi construída uma estrada privada a montante da ferrovia, que bloqueou o sistema de drenagem nessa área, condicionando o represamento de água durante períodos de intensa precipitação. Conhecendo-se o histórico do local, o perfil geológico e os parâmetros geotécnicos de resistência dos principais materiais envolvidos na instabilidade identificada, se buscou as condições hidrogeológicas que teriam levado o talude ao seu limite de plastificação, empregando-se ferramentas de análise bi e tridimensionais que representassem a ruptura ocorrida. Como medida de estabilização, foi proposta a execução de uma solução combinando a execução de uma nova massa de aterro compactado na região inferior do talude, retaludamento na porção superior, desvio da linha férrea em direção a montante, e uma cortina atirantada próxima ao novo eixo ferroviário, assegurando os níveis de segurança necessários, além do projeto de um sistema de drenagem superficial e profundo (trincheira granular a montante da cortina atirantada).

Palavras-chave

Aterro, Estabilidade de Taludes, Colúvio, Ferrovia, Fluxo de Água Subterrâneo.

Arquivos

Área

04. Estabilidade de Taludes e Contenções

Categoria

COBRAMSEG

Autores

Alisson Silveira Sachetti , Ricardo Winck Menezes, Felipe Gobbi Silveira, Romário Lopes, Camila Rabite