Dados do Trabalho


Título

ESTUDO E PROJETO DE ESTABILIZAÇÃO DE UM ATERRO FERROVIÁRIO DE GRANDE PORTE NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Resumo

Em fevereiro de 2023, durante a estação chuvosa no estado do Rio de Janeiro, ocorreu uma ruptura com grande movimentação de massa em um aterro ferroviário de grande porte no município de Quatis. Essa ferrovia tem grande importância econômica, pois visa transportar parte da produção de minério de ferro do estado vizinho de Minas Gerais. A ruptura no aterro interrompeu a passagem de trens na região, exigindo um plano de ação para estabilização emergencial. Nesse contexto, um projeto foi realizado para estabilizar o talude e criar um desvio na ferrovia existente, a fim de retomar as operações ferroviárias no local. Foram realizadas visitas em campo para compreender o movimento que ocorreu e fazer um diagnóstico preliminar da ruptura. Além disso, foi desenvolvido um plano de investigação geotécnica e monitoramento do talude. O diagnóstico preliminar de campo indicou um fluxo significativo de água superficial e subterrânea no talvegue onde aterro foi construído. Esse fluxo de água ocorreu superficialmente ao longo do talude à montante do aterro e através de fraturas na matriz rochosa de gnaisse. As condições da estrutura em campo contribuíram para a saturação do aterro, reduzindo a estabilidade global do talude. Portanto, o projeto de emergência para aumentar o fator de segurança da estabilidade global do talude foi baseado no conceito de abordar o principal fator instabilizante, o fluxo interno de água. Para esse fim, duas trincheiras profundas foram projetadas a montante do aterro para desviar parte da água superficial e subterrânea da região mobilizada. Esse procedimento reduziu significativamente as deformações em curso do talude, permitindo que a equipe técnica envolvida no projeto ganhasse tempo para realizar investigações geotécnicas em campo e em laboratório, e o desenvolvimento do projeto de estabilização que consistiu em um balanço de massas, corte na porção superior e aterro junto pé da encosta, além de uma cortina atirantada próxima ao eixo da ferrovia, garantindo assim a segurança e retomada das condições normais de operação ferroviária.

Palavras-chave

Aterro, Estabilidade de Taludes, Ferrovia, Fluxo de Água Subterrâneo

Arquivos

Área

04. Estabilidade de Taludes e Contenções

Categoria

COBRAMSEG

Autores

Alisson Silveira Sachetti , Felipe Gobbi Silveira , Romário Lopes, Camilly Tostes , Diego Rosa