Dados do Trabalho


Título

ATERROS EXPERIMENTAIS DE REJEITOS FILTRADOS COM DIFERENTES PROPORÇÕES DE ARENOSOS E FINOS

Resumo

O processo de beneficiamento do minério de ferro aqui estudado geram rejeitos arenosos, provenientes da flotação, e rejetos finos, resultantes da deslamagem. Os rejeitos finos são transportados em polpa para cavas ou barragens, enquanto os arenosos passam por filtragem e são dispostos em pilhas. Contudo, a disposição de rejeitos em barragem tornou-se problemática devido às recentes rupturas de estruturas de contenção de rejeitos em Minas Gerais e no mundo. Além disso, a disposição da lama (rejeitos finos) em cavas, apesar de segura, tem vida útil limitada e implica custos de remoção pós-fechamento. Portanto, este estudo visa analisar o comportamento de misturas filtradas de rejeitos arenosos e lama em aterros experimentais com o objetivo de desenvolver diretrizes para a construção de empilhamentos de rejeitos filtrados de forma segura e sustentável. Realizaram-se seis testes variando as proporções de mistura arenoso/lama (95/5, 93/7, 90/10 e 92/8), espessuras de camadas, energias e umidades de compactação.
O controle tecnológico abrangeu ensaios de densidade aparente in situ, densidade dos grãos, compactação pelo método de Hilf e Proctor Normal, determinação de umidade e granulometria. Os resultados permitiram avaliar a trabalhabilidade, trafegabilidade, graus de compactação e índices de vazios das camadas. Conclui-se que as misturas apresentam potencial para disposição em empilhamentos de rejeitos filtrados, com destaque para a mistura 95/5. Os resultados servirão de base para futuros projetos de disposição de rejeitos filtrados, contribuindo para práticas mais sustentáveis no manejo dos rejeitos da mineração.

Palavras-chave

TAILINGS DISPOSAL, DISPOSIÇÃO DE REJEITOS, DISPOSIÇÃO DE REJEITOS ARENOSOS, DISPOSIÇÃO DE REJEITOS FINOS, MISTURA DE REJEITOS, REJEITOS DE MINERAÇÃO, MINE TAILINGS, TAILINGS STORAGE FACILITY, ATERRO EXPERIMENTAL, REJEITOS FILTRADOS, REJEITOS DESAGUADOS, DRY STACKING, TSF, PILHA DE REJEITO.

Arquivos

Área

07. Geotecnia de Mineração

Categoria

GEOJOVEM (idade máxima de 35 anos)

Autores

MATHEUS HERMONT PEDROSA, WANDERSON SILVERIO SILVA, JULIANO FAGNER SANTANA