Dados do Trabalho


Título

PROPOSTA DE UM ÍNDICE DE PERIGO PARA AVALIAÇÃO DA SEGURANÇA DE BARRAGENS: ESTUDO DE CASO DA BARRAGEM BOQUEIRÃO PARELHAS/RN.

Resumo

Um passo importante para a criação de uma cultura de segurança de barragens no Brasil foi o sancionamento, em 2010, da lei nº 12.334, conhecida com a Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB). Apesar de um marco na segurança de barragens, se fazem necessários estudos complementares com o objetivo de desenvolver e consolidar essa cultura de segurança. A criação de uma cultura de segurança de barragens passa por identificar riscos e perigo, prevenir acidentes e incidentes, e, tornar sistemática a análise dos indicadores relacionados a essa segurança. Nesse contexto, no estado do Rio Grande do Norte pode-se destacar a barragem Boqueirão Ministro João Alves, conhecida como Boqueirão de Parelhas, por ser a barragem de maior capacidade para a reservação de água na região do Seridó Potiguar. Dessa forma, o presente trabalho teve o objetivo de desenvolver, definir um índice de perigo (iP) para avaliar a segurança da barragem, baseando-se no método de hierarquização multicriterial, conhecido como Analytic Hierarchy Process (AHP). Nesse sentido foram seguidas 4 etapas metodológicas, sendo elas a seleção dos indicadores para figurar a matriz de risco, a aplicação do método AHP, a análise da robustez do índice e a validação do método. Posteriormente, foram analisados os dados e definido um índice de perigo associado a barragem estudada. Diante dos resultados, foi possível definir um índice de perigo para a barragem Boqueirão de Parelhas de 45%. Esse valor define o grau de perigo da barragem estudada como médio, indicando uma situação estável, porém, sendo recomendado a adoção de medidas preventivas e corretivas para evitar o aumento desse índice de perigo para níveis mais altos.

Palavras-chave

Segurança de barragens; Barragem Ministro João Alves; Boqueirão de Parelhas; Índice de perigo; Analytic Hierarchy Process (AHP).

Arquivos

Área

01. Barragens convencionais e de rejeitos

Categoria

COBRAMSEG

Autores

Matheus Vinicius da Silva Azevedo, José Ailton da Costa Ferreira, Allan Benício Silva de Medeiros, Osvaldo de Freitas Neto