Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DETERMINÍSTICA APLICADA AO MAPEAMENTO DE SUSCETIBILIDADE À MOVIMENTOS DE MASSA

Resumo

Entre os desastres que mais geram impactos às comunidades e comprometem a resiliência de estruturas, destacam-se os movimentos de massa. De 1991 a 2022, de acordo com dados do Atlas Digital de Desastres no Brasil, estes desastres afetaram mais de 4 milhões de pessoas e causaram prejuízos econômicos de aproximadamente R$ 13 bilhões, os quais se concentram principalmente entre habitações e obras de infraestrutura pública.

Além da complexidade no gerenciamento do desastre, uma vez que é responsável por impactos diretos à vida e infraestruturas essenciais como estradas, os movimentos de massa também representam um grande desafio à gestão de riscos. No contexto da proteção e defesa civil municipal brasileira, este desafio é significativamente influenciado pelo déficit de capacitação dos agentes para a identificação e o mapeamento de suscetibilidade aos eventos.

Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo apresentar o mapeamento de suscetibilidade à movimentos de massa rasos para o município de Águas Mornas, localizado na região da Grande Florianópolis, no estado de Santa Catarina. Trata-se de um município que carece de apoio na gestão territorial voltada à suscetibilidade de movimentos de massa, principalmente pelo histórico de ocorrências que impactam tanto a área urbana, quanto o traçado de uma das principais rodovias do estado, a BR-282.

Para o mapeamento, adotou-se como método a definição de unidades geotécnicas a partir da união de mapas geológico e pedológico da área de estudo; a caracterização de cada unidade geotécnica a partir da estimativa de parâmetros de resistência ao cisalhamento e massa específica; e a simulação de diferentes inclinações para determinar os fatores de segurança.

Como resultado, até o momento foram definidas dez unidades geotécnicas, as quais serviram de base para um mapeamento preliminar. Pretende-se otimizar o mapeamento por meio de outros dados de entrada, comparação entre métodos, e validá-lo com o órgão de proteção e defesa civil do município a partir do georreferenciamento das ocorrências historicamente registradas.

Palavras-chave

Gestão de Riscos de Desastres; Deslizamentos; Gestão territorial; Geotecnia.

Arquivos

Área

06. Geotecnia Ambiental

Categoria

GEOJOVEM (idade máxima de 35 anos)

Autores

Gustavo Bourdot Back, Rafael Augusto dos Reis Higashi, Vivian da Silva Celestino Reginato