Dados do Trabalho


Título

NÍVEIS DE CONTROLE DE DESLOCAMENTOS EM BARRAGENS DE TERRA E ENROCAMENTO A PARTIR DA REDUÇÃO DA RESISTÊNCIA AO CISALHAMENTO

Resumo

As operações diárias seguras de barragens de rejeitos exigem um sistema de monitoramento robusto, confiável e eficaz. A fim de alcançar tal objetivo, faz-se necessária a observação do campo de deformações e deslocamentos da estrutura, a partir do uso de inclinômetros e marcos superficiais, de modo a identificar anomalias e garantir a segurança da barragem. Este tipo de monitoramento, comumente é avaliado estatisticamente ou qualitativamente através do senso crítico do engenheiro. Entretanto, com o avanço da disseminação de modelos numéricos, é possível realizar a previsão de deslocamentos e determinar níveis de controle para barragens com o apoio de análises tensão-deformação e o uso do fator de redução de resistência ao cisalhamento (Strenght Reduction Factor).

Dentre as ferramentas mais utilizadas para definir os níveis de controle de uma estrutura estão a elaboração do manual de operação da barragem. No entanto, nota-se que há uma priorização dos controles de níveis piezométricos em detrimento aos níveis de deslocamentos em tais documentos, uma vez que os métodos de cálculo para a definição dos valores de referência para piezômetros e indicadores de nível d’água são obtidos em modelagens por equilíbrio limite, que possuem uma complexidade menor do que os modelos tensão-deformação. Sendo assim, instrumentos que medem os deslocamentos muitas vezes são tratados apenas estatisticamente e/ou empiricamente, quando não negligenciados.

Nesse contexto, o artigo proposto tem como objetivo fornecer uma metodologia para a definição de níveis de controle de deslocamento usando ferramentas de modelagem. O conceito gira em torno da realização de uma análise detalhada de tensões-deformação por meio de métodos de elementos finitos para a operação da barragem. Ao aplicar a redução dos parâmetros do solo até que o modelo alcance a não convergência, uma ferramenta conhecida como "Shear Strenght Reduction" (SSR), é possível simular cenários de falha e posteriormente estimar as medições de deslocamento final que estarão associadas a cada instrumento.

Para ilustrar a aplicabilidade do método proposto o procedimento de definição dos níveis de controle será demonstrado na modelagem de uma barragem operacional típica de aterro compactado. Os resultados fornecidos serão então analisados e discutidos, destacando suas vantagens e limitações.

Palavras-chave

Níveis de controle, deslocamento, barragens, monitoramento

Arquivos

Área

08. Investigação de Campo, Controle e Monitoramento de Obras Geotécnicas

Categoria

COBRAMSEG

Autores

Pablo Gonçalves, Renan Campo, Bernardo Silva, Christine Alfradique, Hernan Carvajal