Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DOS FATORES DE SEGURANÇA DE PILHAS DE REJEITOS A PARTIR DE ANÁLISES DE ESTABILIDADE 2D E 3D

Resumo

O histórico de acidentes, com grandes consequências em vidas humanas e danos ambientais, levou a uma dificuldade de licenciamento ambiental de novas barragens de rejeitos. Assim, a disposição à seco de rejeitos filtrados é uma alternativa bastante procurada atualmente.
As análises de estabilidade geralmente são realizadas a partir do estudo de uma seção 2D de uma estrutura 3D. Assim, é importante o entendimento dessas estruturas de forma tridimensional, para compreender o efeito da geometria 3D, e a interação das forças internas no maciço, em sua estabilidade. O conhecimento de diferentes cunhas potenciais de ruptura ainda facilitam a tomada de decisões no ponto de vista de gestão de riscos, uma vez que possibilita a compreensão da direção do movimento e dos volumes mobilizados. Os fatores obtidos, porém, não podem ser utilizados para a comparação com os valores clássicos admitidos para a segurança de taludes.
Assim, este trabalho procurou avaliar a influência de alguns parâmetros na segurança tridimensional de pilhas de rejeitos. As superfícies de ruptura das análises 2D foram similares às no plano da seção principal da análise 3D, indicando que as análises 2D são eficientes na previsão de uma cunha de ruptura realista para as geometrias de pilha homogêneas estudadas. A diferença entre o fator de segurança nas geometrias comparadas está entre 1% e 7%, abaixo do proposto na literatura, e aumenta para os taludes convexos.
O método de FOSM foi utilizado para avaliar e comparar as variáveis de maior importância para a variação do fator de segurança, e a probabilidade de ruptura das seções. Observou-se que as análises 3D alteram os parâmetros de maior importância para as análises, quando comparado à geometria 2D. Além disso, observou-se que a probabilidade de ruptura pode ser alterada, e aumentada, pela análise da estrutura tridimensional. É importante salientar que mediante os resultados entre as análises 2D e 3D, a necessidade de maior estudo em análises probabilísticas tridimensionais e bidimensionais também devem ser consideradas.

Palavras-chave

Pilha de Rejeitos; Análise 3D; Análise Probabilística; FOSM

Arquivos

Área

07. Geotecnia de Mineração

Categoria

COBRAMSEG

Autores

FERNANDA MACIEL GAVIOLI, ANA LUIZA MENDES HALABI, FERNANDO RIBEIRO SGAVIOLI, MIGUEL ANGEL VILLALOBOS