Dados do Trabalho


Título

INSTABILIZAÇÕES DE ENCOSTAS E AEROFOTOGRAMETRIA COM DRONE – UMA INTERAÇÃO INDISPENSÁVEL PARA AGILIZAR AVALIAÇÕES GEOTÉCNICAS E ANÁLISES DE ESTABILIDADE

Resumo

O contexto geológico-geomorfológico da Serra do Mar é identificado como uma das áreas mais susceptíveis a movimentos de massa do país. O relevo escarpado e encostas íngremes, associados ao elevado índice pluviométrico da região, condicionam a ocorrência de processos de dinâmica superficial e movimentos de massa, como escorregamentos, erosões e fluxo de detritos.
Com o processo de mudança climática instalado no planeta, temos presenciado um aumento na intensidade e frequência de eventos climáticos extremos. A ocorrência de chuvas mais intensas e mais frequentes, fator predisponente entre os condicionantes na instabilização de encostas, aumentam a responsabilidade dos profissionais da área geotécnica, em aprimorar as técnicas de avaliação e dar maior agilidade no diagnóstico das áreas que apresentam risco geológico.
Neste contexto, vem sendo desenvolvidos trabalhos no município de São Sebastião (SP) e região, que vão, desde o diagnóstico geotécnico das instabilidades, ao desenvolvimento de projetos de contenção e/ou recuperação de áreas afetadas. Para isto, visando agilidade no diagnóstico, tem-se adotado novas tecnologias de captação e tratamento aerofotogramétrico de imagens obtidas por drones, para aplicação das metodologias de análise de risco desenvolvidas pelo Serviço Geológico do Brasil, apresentadas no Manual de Mapeamento de Perigo e Risco a Movimentos Gravitacionais de Massa, documento resultante do acordo de cooperação internacional Brasil-Japão.
A proposta deste trabalho é aprimorar a metodologia proposta pelo Manual, a partir da utilização de drones na coleta de dados topográficos e geração de modelos tridimensionais do terreno, objetivando maiores eficiência, precisão e segurança, em comparação aos métodos tradicionais de levantamento topográfico. O resultado final inclui a apresentação da sequência das ações adotadas, desde os trabalhos iniciais de campo aos softwares de modelagem matemática utilizados, incluindo resultados de análises de estabilidade, a partir de exemplos práticos desenvolvidos em áreas do município de São Sebastião, que foram afetadas pelo evento chuvoso extremo ocorrido em fevereiro de 2023.

Palavras-chave

escorregamento, aerofotogrametria, drone, estabilidade de encostas

Arquivos

Área

04. Estabilidade de Taludes e Contenções

Categoria

COBRAMSEG

Autores

MARCELO FREITAS GUIMARÃES, JOSÉ ANTONIO GONÇALVES, ANA CRISTINA AKINAGA HATORI, GIULIA VICENZO RAFAEL, LUCAS DEROIDE DO NASCIMENTO