Dados do Trabalho
Título
A DIFERENÇA NOS RESULTAODS DOS ENSAIOS DE CARACTERIZAÇÃO REALIZADOS COM E SEM SECAGEM PRÉVIA EM SOLO SATURADO.
Resumo
Os ensaios de caracterização são ensaios fundamentais utilizados na classificação dos solos e nos ensaios mais sofisticados como Triaxiais, Triaxiais cíclicos, DSS, DSS cíclico, adensamento, CRS, entre outros, que utilizam a densidade real dos grãos de solo (G) para o cálculo do índice de vazios e da saturação. As normas brasileiras que padronizam esses ensaios são: NBR 6457/2016 AMOSTRAS DE SOLO - PREPARAÇÃO PARA ENSAIOS DE COMPACTAÇÃO E ENSAIOS DE CARACTERIZAÇÃO; NBR 6459/2016 SOLO - DETERMINAÇÃO DO LIMITE DE LIQUIDEZ; NBR 7180/2016 SOLO - DETERMINAÇÃO DO LIMITE DE PLASTICIDADE; NBR 6458/2016 GRÃOS DE PEDREGULHOS RETIDOS NA PENEIRA DE ABERTURA 4,8 MM - DETERMINAÇÃO DA MASSA ESPECÍFICA, DA MASSA ESPECÍFICA APARENTE E DA ABSORÇÃO DE ÁGUA; NBR 7181/2016 - SOLO - ANÁLISE GRANULOMÉTRICA.
O objetivo do presente trabalho é realizar os ensaios de caracterização com e sem secagem prévia, no solo mole de Sarapuí II, mostrando a diferença entre os resultados.
Todos os ensaios serão realizados com os equipamentos existentes no Laboratório de Ensaios de Campo e Instrumentação Prof. Márcio Miranda Soares, da COPPE/UFRJ, com temperatura controlada de 20°+-1°C.
Os ensaios sem secagem prévia já foram realizados e os resultados foram semelhantes ao encontrado nas pesquisas anteriormente realizadas no local, Jannuzzi (2013). Os ensaios com secagem prévia serão realizados e os resultados serão apresentados e analisados.
Palavras-chave
DENSIDADE REAL DOS GRÃOS DE SOLO, LIMITE DE LIQUIDEZ, LIMITE DE PLASTICIDADE, ENSAIO DE GRANULOMETRIA COM SEDIMENTAÇÃO, SOLO MOLE
Arquivos
Área
09. Mecânica dos Solos Experimentais
Categoria
COBRAMSEG
Autores
Luiz Carlos Oliveira, Graziella Maria Faquim Jannuzzi, Matheus Araújo Pereira, Carolina Buzato Maciel Barreiros Neves