Dados do Trabalho


Título

COMPORTAMENTO DE UM SOLO RESIDUAL UTILIZADO COMO PLATAFORMA DE TRANSFERÊNCIA DE CARGA EM ATERROS ESTAQUEADOS

Resumo

A construção de obras de infraestrutura em solos moles, solos colapsáveis, areias fofas, entre outros, tem se tornado um desafio para a engenharia geotécnica. Nas regiões litorâneas do Brasil se destacam os problemas relacionadas com fundações de diversas obras de infraestrutura assentes em solos moles de origem sedimentar marinho. Diversas técnicas têm sido utilizadas para controlar os recalques como é o caso da substituição parcial e total do solo mole, aterros de pré-carga, drenos verticais, aterros com materiais leves e inclusões rígidas e flexíveis. O mecanismo de transferência de carga das inclusões rígidas é muito complexo. O objetivo desta pesquisa é apresentar uma revisão bibliográfica sobre mecanismos de transferência de carga para solos coesivos friccionais e comparar com o resultado experimental de um modelo físico em centrífuga geotécnica. O modelo avalia o comportamento da plataforma de transferência de carga conformada por um solo residual sobre um grupo de 14 estacas. O recalque da argila mole foi simplificado utilizando o conceito da placa móvel. Uma placa que se desloca verticalmente a uma velocidade constante simulando o recalque do solo reforçado, enquanto a carga aplicada em superfície por meio de uma placa rígida é mantida constante. Foi possível obter a distribuição de cargas no grupo de estacas enquanto a célula de carga instalada na placa móvel registra o alívio da carga. Algumas rupturas pontuais acontecem quando se forma o mecanismo de transferência de carga que pode ser considerado do tipo arqueamento. A distribuição de cargas nas estacas não é uniforme, as inclusões centrais recebem a maior parte da carga. A altura crítica do sistema pode ser determinada por meio do modelo. Os recalques são iguais na superfície devido à forma de aplicação da carga. Os recalques resultam principalmente da deformação de um cone de transferência de carga em formato de cone truncado que se forma acima da cabeça da inclusão.

Palavras-chave

aterros estaqueados, modelagem física, centrífuga geotécnica, inclusões rígidas, solos moles, mecanismo de transferência de carga.

Arquivos

Área

09. Mecânica dos Solos Experimentais

Categoria

COBRAMSEG

Autores

Julián Asdrubal Buriticá García, Juan Félix Rodríguez Rebolledo, Bernardo Caicedo