Dados do Trabalho


Título

A MITIGAÇÃO DE DESASTRES NATURAIS ATRAVÉS DE CONHECIMENTOS EM GEOTECNIA

Resumo

Nas últimas décadas, tem-se observado uma intensificação nos desastres naturais, acarretando prejuízos sociais, econômicos e humanos. Entre as situações mais críticas que ocorreram no Brasil, tem-se os deslizamentos que ocorreram nas regiões serranas do Rio de Janeiro e São Paulo (2011, 2022) e Paraná e Santa Catarina (2008). Em ambos os casos, a principal causa deflagradora dos deslizamentos foram as fortes chuvas ocorridas em um único dia nas regiões. Porém, outras questões também estão associadas a esses eventos, pois as intervenções antrópicas no solo impactam diretamente a segurança do entorno onde se vive, como a grande quantidade de casas construídas com técnicas não adequadas. Disseminar o conhecimento sobre os processos físicos e naturais do solo assim como o impacto das ações antrópicas no meio e como essas ações alteram o sistema, é essencial para que as interferências realizadas sejam sempre no sentido de reduzir e mitigar os impactos negativos. Diante desse cenário, o Grupo de Estudos em Geotecnia (GEGEO) da Universidade Federal do Paraná empreendeu esforços no desenvolvimento de atividades com a população para a difusão dos conhecimentos em solos. As atividades do grupo envolvem a conscientização geotécnica e ambiental da população, sobretudo a sócio, econômica e educacionalmente vulnerável, sobre riscos geotécnicos com o intuito de prevenir desastres ambientais. Abordando temas de deslizamentos de terra, inundações urbanas, erosões, assoreamentos de rios e separação de resíduos sólidos domésticos, com informações sobre reciclagem e compostagem individual, o grupo aplica atividades lúdicas para alunos de escolas do ensino fundamental. A conscientização parte do entendimento da Geotecnia como uma área de suma importância, tanto para o campo técnico quanto social e da discussão dos problemas que podem ser causados caso as avaliações geotécnicas sejam negligenciadas. Além de objetivar a mudança de comportamento da comunidade alvo, os alunos da Universidade aplicam os conhecimentos obtidos na academia no desenvolvimento de planos de ação para as comunidades. Essa interação dos alunos da Universidade com os problemas técnicos e sociais aumenta a capacidade de entendimento prático da teoria aprendida, além de promover o envolvimento aluno-comunidade. Os benefícios do projeto são: o conhecimento da Geotecnia como uma área que atua diretamente com problemas estruturais do solo; entendimento de como a ocupação do solo, quando feita erroneamente, pode causar sérios danos ambientais, riscos geotécnicos que causam graves acidentes; e, por fim, o conhecimento sobre medidas de prevenção e redução de risco.

Palavras-chave

Desastres naturais; geotecnia; prevenção de risco; conscientização.

Arquivos

Área

03. Educação em GeoEngenharia

Categoria

GEOJOVEM (idade máxima de 35 anos)

Autores

Letícia Argentina Riva, Karen Santos Schmidt, Roberta Bomfim Boszczowski