Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE TENSÃO-DEFORMAÇÃO NA DEFINIÇÃO DE NÍVEL DE CONTROLE PARA DESLOCAMENTOS EM BARRAGENS DE TERRA.

Resumo

A instrumentação para controle e monitoramento de obras geotécnicas constitui parte integrante e indispensável nas barragens. O plano de instrumentação, quando bem executado, possibilita o monitoramento, interpretação e avaliação das condições e segurança da estrutura, desde nas fases de implantação, na operação e durante o fechamento da estrutura, garantindo todas as condições necessárias de segurança e desempenho.
O uso da instrumentação demanda avaliação e análise para a definição dos níveis de controle, ou como cita Cruz (1996), a implantação de instrumentos só é justificável quando preexiste uma definição das grandezas a serem medidas e dos valores considerados normais dessas grandezas.
Para além das boas práticas, conforme a Resolução da ANM nº95 de 2022, a definição de nível de controle para as instrumentações existentes em uma barragem, é requisito legal e deve ser apresentado no Volume III – Registros e controles do Plano de Segurança de Barragens.
Este artigo apresenta como objetivo a definição de níveis para controle de deslocamentos em uma barragem de terra, por meio de análise numérica de tensão-deformação e a avaliação dos possíveis modos de falhas da estrutura estudada.
Na literatura são apresentadas diferentes metodologias para definição de níveis de controle para deslocamentos de barragens, que percorrem por métodos estatísticos, empíricos e numéricos. O presente estudo utilizou de análise numérica para definição dos níveis de controle. Para elaboração do modelo numérico, foi utilizado uma seção típica de uma barragem simulada. A simulação foi realizada com modelo constitutivo elasto-plástico e análises bidimensionais. O modelo foi calibrado com os dados de monitoramento de deslocamentos dos instrumentos existentes na estrutura. Nesse sentido, a definição do nível de controle foi obtida a partir do modelo calibrado por retroanálise.
Por meio das análises, foi possível identificar a sensibilidade dos parâmetros de deformabilidade dos diferentes materiais do modelo avaliado na etapa de calibração do modelo e, consequentemente, na definição dos níveis. Conforme esperado, a acurácia do modelo deriva da base de dados disponíveis da estrutura. A aplicação de análises numéricas na definição dos níveis de controle encontra-se em avanço no estado da arte, e com inúmeras possibilidades de desenvolvimento e espaço para discussão. Por fim, ressalta-se que, a definição de níveis para barragens não deve ser estabelecida unicamente sob a avaliação dos resultados numéricos, faz-se necessária análise interdisciplinar que inclua a avaliação da condição integral da estrutura.

Palavras-chave

Nível de controle, barragens de terra, retroanálise, análise numérica

Arquivos

Área

01. Barragens convencionais e de rejeitos

Categoria

COBRAMSEG

Autores

Lucas Pinheiro da Sillva, Laura Fernandes Machado , Thiago Luiz Coelho Morandini , Luiz Felipe Caríssimo Soares