Dados do Trabalho


Título

PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO INTEGRADA DE RISCOS EM TALUDES DEVIDO A INSTABILIDADES E DESLIZAMENTOS

Resumo

A identificação das áreas de risco tem por objetivo auxiliar o processo de setorização de regiões mais susceptíveis à ruptura dos taludes, permitindo apontar eventuais problemas de estabilidade, condições dos taludes ou desvios frente às especificações de projeto devido às condições geológico-geotécnicas do maciço ou até mesmo frente à falta de cuidados e manutenção.
A metodologia para determinação dos graus de risco dos taludes está baseada no método semi-quantitativo que aplica pesos à descrição qualitativa da probabilidade e consequências para gerar níveis de risco. Para a avaliação da vulnerabilidade dos taludes e dos riscos associados são utilizadas informações existentes como a base topográfica, imagens de satélite e localização das estruturas. Além disso, também são utilizadas informações coletadas em campo, tais como a caracterização geomecânica e geotécnica dos materiais presentes nos taludes, levantamento geológico e estrutural, inclinação e condições geotécnicas dos taludes, cadastro das estruturas do entorno diretamente impactados pelo evento avaliado e das estruturas hidráulicas presentes no traçado.
A definição da probabilidade de ocorrência de determinado evento geotécnico é determinada a partir da determinação do índice de frequência (IF) que permite ponderar frente a avaliações semi-quantitativas das características e condições geotécnicas, hidráulicas e hidrogeológicas, as condições dos taludes e, mediante uma categorização, definir a probabilidade de ocorrência do evento. O IF é definido a partir de 06 indicadores ou critérios de análise: classificação geotécnica do maciço (IRMR), aspectos relacionados ao sistema de drenagem superficial (IDREN), configuração geométrica e condição geotécnica dos taludes (ICOND), condição de desmonte do maciço (IDSM), condições de segurança dos taludes (ISEG) e condições dos acessos (IACS).
Para auxiliar na determinação da consequência, é utilizada a metodologia de checklist onde, por meio de questões específicas, é avaliado o impacto de um eventual evento de falha dos taludes nas estruturas diretamente afetadas ou na segurança das pessoas. Pontuações individuais ou pesos são determinados para cada questão, fornecendo assim uma pontuação para avaliar o grau de vulnerabilidade/consequência do elemento e estimar o grau de dano causado pelo evento gerador do risco, neste caso, o deslizamento ou falha dos taludes. O questionário apresenta itens de avaliação que permitem ponderar o grau de vulnerabilidade do elemento avaliado e questionar suas prováveis consequências. O risco é definido em função da combinação probabilidade do evento x consequência e classificado entre os níveis de Risco baixo a Risco Extremo.

Palavras-chave

Risco, taludes, deslizamentos, rupturas, setorização

Arquivos

Área

15. Fundações, Escavações e Taludes em Rocha

Autores

Jhoan Paredes Panitz