Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE PROBABILÍSTICA DA ESTABILIDADE DE UM TALUDE RODOVIÁRIO DA BR 470

Resumo

O estudo da estabilidade dos taludes é de extrema importância para a sociedade, pois através dele é possível analisar a segurança de encostas e definir critérios de alerta contra danos financeiros e, no pior dos cenários, contra perdas de vidas humanas. Para estabelecer de forma mais rigorosa um critério de alerta é necessário quantificar, além do fator de segurança da encosta, a sua probabilidade de falha. Neste contexto são necessários métodos probabilísticos, sendo as simulações baseadas no Método de Monte Carlo (MMC) as mais utilizadas em abordagens com fins geotécnicos. Uma aplicação de MMC para estabilidade de taludes consiste em realizar simulações do perfil de interesse variando a cada interação parâmetros chaves do material (ângulo de atrito, coesão, peso específico, entre outros). A resposta do problema será uma distribuição do fator de segurança, que pode ser utilizada para análise do fator de segurança médio e probabilidade de falha. A probabilidade de falha é obtida através do número de simulações com fator de segurança abaixo da unidade. As aplicações mais comuns encontradas na literatura costumam trabalhar com perfis homogêneos a cada rodada, não quantificando a distribuição espacial dos parâmetros. Neste sentido, no presente trabalho é apresentado um estudo de caso onde a probabilidade de falha será quantificada com base no MMC, porém introduzindo a cada rodada, campos aleatórios. Para a realização da análise da variabilidade foi utilizado o Software PLAXIS, que realiza análises com base nos métodos clássicos de equilíbrio limite e também tem implementado o método LAS (Subdivisão Média Local, em inglês). Desta forma, torna-se possível realizar um comparativo de probabilidades encontradas pelos diferentes métodos de equilíbrio limite. Como estudo de caso será utilizada uma seção de referência um aterro rodoviário localizado no km 30+220 da obra de duplicação da BR 470, situado entre Navegantes/SC e Indaial/SC. A seção foi estudada por Ziesmann (2023) e Cordeiro (2019), que utilizaram o Software ABAQUS. Será realizada também, um comparativo entre os resultados encontrados nos diferentes softwares.

Palavras-chave

Análise de Variabilidade, Método de Monte Carlo, Campos Aleatórios, Estabilidade de taludes

Arquivos

Área

04. Estabilidade de Taludes e Contenções

Categoria

GEOJOVEM (idade máxima de 35 anos)

Autores

André Luis Meier, Tamires dos Santos, Artur Machado Scheidt, Gracieli Dienstmann, Natália Ziesmann