Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO GEOLÓGICA-GEOTÉCNICA PARA TRATAMENTO DE FUNDAÇÃO NA DESCARACTERIZAÇÃO DE UMA BARRAGEM DE REJEITO DO QUADRILÁTERO FERRÍFERO

Resumo

De modo a atender o que está preconizado em norma, objetivando assegurar que as estruturas alteadas à montante ou por métodos desconhecidos não possam mais continuar ativas, todas as estruturas que foram construídas por este método devem ser descaracterizadas.
No presente estudo será apresentado a descaracterização de uma barragem de rejeito alteada à montante por meio da execução de um aterro de reforço em estéril em seu Maciço Principal e Dique 1.
Com a finalidade de investigar as condições geológico-geotécnicas na região em que o reforço de descaracterização deverá ser construído em terreno natural à jusante da barragem, foi desenvolvida uma vasta campanha de investigações geológico-geotécnicas, contemplando ensaios de geofísica, furos de sondagem à percussão (SP) e mista (SM), coleta de amostras em furos de sondagem e abertura de poços de inspeção para retirada de blocos indeformados para a realização de ensaios de laboratório.
A motivação da execução as investigações de campo para essa região foi o resultado de um furo SP realizado em 1996, localizado na região da ombreira esquerda e à jusante do Maciço Principal da Barragem, no qual foi identificada uma espessa camada de solo de baixa resistência com número de golpes inferiores a 10, descrito como aluvião argiloso, “com detritos vegetais e pedregulhos finos dispersos, cor predominantemente vermelha, mas também amarela e cinza, consistência mole a muito mole, eventualmente média”. Foram identificados solos moles de origem aluvionares e coluvionares a jusante do maciço principal que requerem um melhor entendimento do seu comportamento geotécnico para o tratamento da fundação e o projeto de reforço deste maciço, por isso foram realizadas novas investigações concentradas a jusante da estrutura.
Em função deste contexto geológico-geotécnico a jusante do maciço principal da barragem, foi definida a necessidade de realizar um tratamento de fundação para o aterro de reforço previsto no projeto de descaracterização. A definição do tratamento de fundação é, naturalmente, interdependente da volumetria do aterro de reforço e das condições geológico-geotécnicas de fundação, requerendo, para uma otimização do projeto de tratamento de fundação, uma também otimização da geometria do reforço.

Palavras-chave

Descaracterização; barragem; fundação; investigações.

Arquivos

Área

05. Fundações

Categoria

COBRAMSEG

Autores

Adriana Gomes Ribeiro, Vivian Souza Quito, Fernando Eduardo Rodrigues Marques, Renata Mattos Sampaio de Araujo Andrade, Frank Marcos da Silva Pereira