Dados do Trabalho
Título
EDUCAÇÃO EM GEOENGENHARIA: CONSCIENTIZAÇÃO E RESPOSTA COMUNITÁRIA PARA DESAFIOS GEOTÉCNICOS EM UM BAIRRO DE JUIZ DE FORA (MG)
Resumo
Bens perdidos, comércios alagados, ruas interditadas e um cenário de precariedade urbana formam o atual ambiente do bairro Santa Luzia, em Juiz de Fora (MG) que, devido às condições de susceptibilidade a inundações, vem sofrendo com enchentes e deslizamentos.
Entre as causas subjacentes a essas condições, destacam-se a geomorfologia da região, a ocupação desordenada, a infraestrutura inadequada e a gestão pública ineficiente. Dessa forma, faz-se necessário compreender a atuação dos agentes nesse contexto do bairro e apresentá-los ao principal alvo do processo: a população, que experimenta essas circunstâncias há décadas, mesmo não compreendendo a magnitude do problema no qual está inserida. Neste sentido, o presente artigo propõe uma abordagem que combina educação em geoengenharia com a conscientização da população para lidar com esses problemas. Para isso, foi realizada uma análise bibliográfica do bairro, seu processo e histórico de ocupação e ainda sobre as características do solo. Além disso, o uso de softwares de geoprocessamento permitiu o mapeamento de dados relacionados às condições de drenagem superficial e susceptibilidade a inundações. Os resultados dessas análises serão apresentados por meio de uma cartilha informativa e de um modelo físico, para facilitar o entendimento das condições do solo e das características do problema de maneira didática, a fim de facilitar o processo de aprendizagem e aquisição de saber. Esses materiais educativos foram apresentados em escolas públicas do bairro de maneira extensiva, instigando o desenvolvimento de senso crítico, da percepção de risco dos estudantes, bem como o entendimento das responsabilidades do poder público na mitigação desses problemas. Para avaliar o impacto dessa abordagem, um questionário foi aplicado antes e depois da exposição dos conteúdos, permitindo uma análise mais precisa da mudança da percepção e conscientização dos estudantes em relação aos riscos. Dessa forma, espera-se que haja uma transformação do indivíduo como membro da comunidade, o qual deixa de ser refém da situação para se tornar protagonista da solução dos problemas, dando ênfase ao papel da educação em geoengenharia na conscientização e capacitação da população para enfrentar desafios geotécnicos e hidrológicos no seu próprio bairro.
Palavras-chave
geoengenharia, comunidade, conscientização, alagamento, deslizamento, escola
Arquivos
Área
03. Educação em GeoEngenharia
Categoria
GEOJOVEM (idade máxima de 35 anos)
Autores
Marcio Luís de Oliveira Júnior, Armando Moreno Neto, Júlia Righi de Almeida