Dados do Trabalho


Título

ENTRELAÇANDO A TEORIA COM A PRÁTICA ATRAVÉS DE COMPETIÇÕES

Resumo

Um dos grandes desafios para o estudante durante a graduação é a associação da teoria com a prática. Buscando superar essa lacuna, o GEGEO UFPR, grupo de estudos em geotecnia da Universidade Federal do Paraná, promove competições entre universidades brasileiras, centradas na elaboração e execução de projetos geotécnicos. O primeiro desafio proposto pelo grupo, o Desafio de Taludes, envolve a concepção e execução de um modelo reduzido de contenção em muro de solo reforçado utilizando apenas areia, papel e cola. Essa dinâmica proporciona aos estudantes a oportunidade de exercitar as diversas fases do desenvolvimento de um projeto geotécnico: a compreensão dos fenômenos, o dimensionamento, o detalhamento, a execução e o gerenciamento do tempo e dos materiais. O Desafio de Taludes, realizado desde 2016, já está na sua oitava edição. Em 2023, foi proposto o Desafio de Barreiras, evento já realizado em outros países pela Maccaferri. Nessa iniciativa, os participantes são desafiados a criar um modelo reduzido de uma barreira contra quedas de rochas utilizando a menor quantidade de material e contendo de forma eficaz os detritos. Utilizando jornal, cartolinas, palitos de madeira, amarrilhos, fita durex e arame galvanizado, os estudantes desenvolvem estrutura e posteriormente são avaliados tanto no aspecto do projeto teórico e geométrico quanto na eficiência da barreira. As competições promovidas pelo GEGEO UFPR são uma ótima ferramenta para aqueles que buscam uma aplicação direta dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. Ao enfrentarem os desafios de projetar e executar modelos reduzidos de estruturas geotécnicas, os participantes não só consolidam seu aprendizado teórico, como também desenvolvem soft skills essenciais para um bom profissional. Além disso, o ambiente colaborativo dos desafios proporciona uma troca enriquecedora de experiências entre estudantes e professores de diversas regiões do Brasil, ampliando suas perspectivas e fortalecendo a rede de conhecimento geotécnico no país. O entrelaçamento entre a teoria e a prática, aliada ao intercâmbio de ideias, eleva o valor desses eventos como catalisadores do desenvolvimento acadêmico e profissional dos participantes.

Palavras-chave

taludes, barreiras, extensão, modelos reduzidos

Arquivos

Área

03. Educação em GeoEngenharia

Categoria

GEOJOVEM (idade máxima de 35 anos)

Autores

Beatriz Woss Prates, Raphael Ribas Cramer de Moraes, Roberta Bomfim Boszczowski, Giancarlo Domingues, Alan Donassollo